terça-feira, 1 de novembro de 2011

Projeto político pedagógico

               É óbvio que o Projeto político pedagógico vê a escola como um todo através de planos e metas, planejamentos e estratégias prevendo quais dimensões pedagógicas pode alcançar. Logo, é a ferramenta gerencial que auxiliará a escola a definir suas prioridades, a converter-las em metas educacionais, por outro lado torná-las concretas, evidenciando o processo ensino aprendizagem em algo mais consistente, sem improvisação, visando obtenção de resultados de forma mais eficiente, intensa, rápida e segura.
            Para facilitar o trabalho, as melhores estratégias deverão ser escolhidas, conseqüentemente fundamentar o Projeto que norteará toda Unidade Escolar. Acredito que a mobilização da comunidade escolar no sentido da construção coletiva do PPP, seja necessário à utilização de um conjunto de ações articuladas entre si, o que significa a necessidade de uma vinculação estreita entre objetivos da mobilização e meios usados para tal fim como:
  • Qual a melhor maneira de mobiliza as famílias?
  • Todos os funcionários?
  • Quais instrumentos de comunicação usar?
  • Qual conteúdo dessa comunicação?
  • Pode-se usar a mesma estratégia para todos os segmentos da comunidade escolar?
  • Que recursos utilizar? A escola dispõe desses recursos?
  • A campanha de mobilização durará quanto tempo?
  • Envolver outros segmentos externo a comunidade escolar?
  • Qual local?
  • Qual é a data de inicio, meio e fim?
  • Exposição do conteúdo desse PPP?
  • Local de exposição do PPP?
  • A que ponto o PPP deve ser flexível?
  • Quais alunos devem participar?
            Portanto, é comum encontrarmos um farto acervo bibliográfico, que oferece regras, técnicas para trabalho com grupos, instrumentos para diagnósticos, técnicas de mobilização e de motivação etc., numa pretensa afirmação de que apenas o domínio do “como fazer” pode garantir a eficiência de um processo. No entanto, entre os meios e os seus fins, entre as formas de mobilização e as finalidades da mesma, só é possível determinar os meios, se tivermos claros seus fins, pois a prática do cotidiano escolar muitas vezes se distância da teoria dos livros.  
Penso que o coletivo deve existir desde a organização, a mobilização até a construção final do PPP. Assim, se a finalidade é articular a comunidade escolar para um processo de participação democrática, cujo objetivo é a construção de um projeto escolar, o “como fazer” essa primeira mobilização deve estar estreitamente vinculado a particularidade de cada segmento da comunidade escolar, combinando estratégias de cunho também individual - como carta-convite para participação, seminários, palestras entre outros.
Concluo dizendo, que a mobilização, implica conjugar multiplicidades em torno de um objetivo comum. Implica também na difícil tarefa de negociar, gerenciar e buscar concordâncias, isso não significando anular diferença e opiniões.

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